Edu Carlos Mota

Redes Sociais

TwitterBlogger

Deixe o seu recado:


Textos anteriores O nobre projeta coisas nobres e por nobres atos persevera
O nobre projeta coisas nobres e por nobres atos persevera PDF Imprimir E-mail

"O nobre projeta coisas nobres e por nobres atos persevera"
(Isaías 32:8)

Por volta do ano 2006, tive o privilégio de participar de um momento de análise desse texto pelo Pr. Caio Fábio, em um domingo de Brasília.  Na mesma semana pude comentar algumas coisas com o Carlos sobre o texto, que gostou muito da linha de raciocínio utilizada e fez comentários exaltando a nobreza e a persistência do próprio Caio Fábio.

Em memória desse momento gostoso de compartilhar idéias, vou buscar na lembrança a análise do pastor e registrar como hoje, a quase três anos da ausência física do Carlos, eu releio esse texto.


Primeiro, trazendo a memória que, no texto de Isaías:
a)    O nobre não o é por titulação instituída por autoridades ou por condição de classe;

 

b)    É nobre porque sua história o torna nobre. Porque projeta coisas nobres. Porque sonha e persevera na luta por elas.

c)    O nobre protagoniza o papel de sujeito de sua história ao invés de se ver desafortunadamente produzido por ela.

d)    É nobre porque faz da sua nobreza o seu estilo de vida e nela se imortaliza.

O Carlos Mota é um nobre.

Eu uso o presente porque ele se imortalizou em um dos mais nobres projetos da história humana: a luta por uma educação publica de qualidade para todos.
Certamente, essa luta não teve início e nem fim em sua geração, mas ecoa sua voz baixa e resoluta na defesa do que considerava ético, democrático e justo.   
Sua historia trouxe ainda mais sentido à luta pela educação.
Continuamos nossa marcha diante do desafio de ser profissional da educação em meio à violência, à carência de profissionalização do magistério, às dificuldades de gestão, à ampliação do acesso às drogas, à crise dos valores da família, à crise da autoridade docente e a tantas outras complexidades que não seria possível citar aqui.

Esse site vem para ser espaço de estabelecer um diálogo social em rede, propor alternativas e avançar rumo a uma pedagogia que permita a estudantes, professores, outros profissionais e comunidade se sentirem confiantes de que a escola está conscientemente trabalhando em favor da dignidade da vida humana.
Mais que nunca, hoje eu sei que o grande maior projeto de vida do Carlos foi lutar por uma educação que formasse pessoas para uma sociedade cuja nobreza marcasse a vida de cada um dos cidadãos da terra, indistintamente de sua cor, classe, religião ou condição social. Foi fazer da escola um local de formação de gente mais gente, capaz de amar, viver, compartilhar, preservar, plantar, aprender, intervir e de construir a sua própria historia.

La utopía está en el horizonte.
Me acerco dos pasos y ella se aleja dos pasos.
Camino diez pasos y ella se corre diez pasos más allá.
Por moto que yo camine, nunca la alcanzaré.
¿Para qué sierve la utopia?
Para eso... Para caminar.

F. Birri

Na cidade do céu azul, em junho de 2011.    

Najla Veloso.

 

Os artigos e projetos de Carlos Mota são publicações virtuais. A reprodução parcial ou total destes materiais são permitidos mediante solicitação por escrito e desde que a fonte seja citada.

Metas

Metas

“Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político. O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo incluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola” (Moacir Gadotti)

Sejam bem vindos! A pauta de hoje é Educação!

Leia mais...

Contador de acesso

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje27
mod_vvisit_counterOntém46
mod_vvisit_counterNessa semana338
mod_vvisit_counterSemana passada467
mod_vvisit_counterNesse mês1583
mod_vvisit_counterMês passado2176
mod_vvisit_counterTodos os dias97367

We have: 1 guests online
Seu IP: 54.225.1.70
 , 
Hoje: Jul 24, 2014
Edu Carlos Mota, Carlos Mota ! web hosting